Lideranças da organização em todos os estados prepararam programações culturais, esportivas e de entretenimento em comemoração à data e o homenageado deste ano é o sambista Zeca Pagodinho
A Central Única das Favelas (CUFA) realiza desde 2006 ações que ressignificassem o conceito de favela e tirassem a potência destes territórios da invisibilidade. Em 2006, Celso Athayde, Fundador da CUFA, teve a ideia de instituir o dia 4 de novembro como o “Dia da Favela”, projeto que foi oficializado pela Lei Municipal 4383 de 28 de junho de 2006, no Rio de Janeiro. Desde então, e a partir do alcance da organização em todo o Brasil, os demais estados começaram a realizar atividades locais para reafirmar as favelas como fonte de criatividade, resiliência e força.
Neste ano, em sua 18 edição, a CUFA realiza a Semana da Favela, com programações culturais, esportivas e entretenimento gratuitas e abertas ao público em todos os estados do Brasil, com um homenageado em comum, o sambista Zeca Pagodinho, por ele ser uma referência e, ao longo da sua trajetória, ter contribuído para elevar a autoestima desta população. A ideia de estender a celebração para a semana, foi abranger o maior número possível de ações país afora voltados para este tema, dando a oportunidade de mais favelas realizarem sua ações.
“Quando, em 2006 propus a criação deste dia, não pensei em celebrar a carência e nem as faltas que só quem vive nas favelas conhece de verdade. Minha ideia foi estabelecer uma data para que, todos os anos, pudéssemos olhar para as necessidades como oportunidade de avançar e mostrar à sociedade e ao poder público que as favelas são formadas por pessoas. Pessoas que consomem, criam, empreendem e realizam”, relembra Celso Athayde, CEO da Favela Holding e fundador da Central Única das Favelas (CUFA).”Todos sabemos das dificuldades que existem nas favelas, e o seus moradores têm de enfrentar, driblar e contornar. E o Dia da Favela está aí exatamente por isso. Para destacar e protagonizar a capacidade e a resiliência que os mais de 18 milhões de brasileiros, que vivem nesses territórios, têm de inovar, empreender, criar soluções e celebrar a vida. É uma data muito importante, não só para nós, mas para toda a sociedade”, completa.
Atividades
Rio de janeiro
CUFA RIO – No dia 4 de novembro, o Dia da Favela será celebrado com uma homenagem especial a Zeca Pagodinho, que receberá um grafite representativo, na sede da CUFA Rio, em Madureira. A celebração acontece a partir das 9h e vai até às 13h.
Além da arte, diversas ações de serviços para a população, serão realizadas no local. A celebração incluirá uma série de serviços como atendimento social como atendimento Social nos casos de violação de direitos, orientação sobre Cadúnico, Tarifa social, BPC, ID Jovem e Documenta Rio, consulta sobre a situação do benefício e encaminhamento às unidades dos casos elegíveis, degustação SCFV com Recreação Infantil e Pintura Facial. Ocorrerá, também, a apresentação das turmas das oficinas da CUFA Rio, como Basquete, Capoeira, Futsal, Skate, Ginástica Rítmica, Desfile de moda, entre outros.
Para quem precisar tirar 2ª de documentos, a NAC (Núcleo de Assistência ao Cidadão) estará com isenção de taxa para certidão de Nascimento, certidão de Óbito, certidão de outros estados, certidão de Casamento, averbação de certidões , certificado de reservista e declaração de Hipossuficiência para 2º via de RG, habilitação para casamento e termo de união estável.
São Paulo
No dia 04 de novembro, em Heliópolis acontecerá a doação de cestas básicas e kit beleza, capoeira, apoio aos empreendedores locais, comidas típicas, shows com: Mano Dj, Dgrand Stilo, Neguinho do Kaxeta, Edi Rock.
Favela Tele Atlas Tatuapé: Abertura com líderes comunitários e representantes do CEU + Show do Coreto e Coral / abertura; Atende CATE, até às 15h, Aulão de Dança e infláveis, Show da Banda DDM, Orientação de tratamento e prevenção da diabetes, Aulão de Hidro e Aulão de Ginástica, Gincana, Show de Rock (finalizando tratativa), Assessoria Jurídica; Show Rap (MC OZZY e MILIANOS); Apresentação Dança do Ventre e roda de capoeira Escola de Samba – Bateria Qualidade Especial.
Já no dia 05 de novembro, o Parque Santo Antônio receberá um evento com
muito entretenimento para a família, comidas típicas, feira de artesanato, espaço kids e atividades esportivas do “mexa-se São Paulo”.A comemoração começa às 11h e diversos artistas passam pelo palco, entre eles, Dudu Nobre, grupo Entre Elas e Dexter.
No dia 5 de novembro, a festa continua em São Paulo. Além das atrações musicais como Dudu Nobre e Xande de Pilares, diversas ações de serviços para a população serão realizadas na Central Única das Favelas, no Parque Santo Antônio e na Brasilândia.
No Largo Bom Jesus de Piraporinha, localizado na Av. Luiz Gushiken x Amitaba, a ação contará com doações de 1kg de alimento, campanha do agasalho, e apresentação de Dudu Nobre, a partir das 11h. Na Rua Mendonça Jr, a música ficará por conta de Xande de Pilares e outras atrações, a partir da 10h.
SAIBA MAIS – A ORIGEM DA EXPRESSÃO FAVELA
Que dia 4 de novembro é Dia da Favela todos já sabem. O motivo é que a data foi escolhida pela CUFA (Central Única das Favelas) porque foi neste dia que a expressão favela surge pela primeira vez em um documento público/oficial. Foi no Rio de Janeiro, em 1900, quando moradores do atual Morro da Providência, foram mencionados pelo então delegado de polícia, Eneas Galvão ao se dirigir ao governador como um espaço de sujeira, violência e prostituição. O Morro da Favela, ou da Providência, era formado por soldados que lutaram na Guerra dos Canudos (1896-1897), na Bahia, e ficaram marcados pela planta favela, muito comum no Sertão Nordestino.